Como realizar a monetização das redes sociais? Leia o artigo da equipe de especialistas da Líbero+ e descubra como investir na monetização das mídias sociais
Por definição, a monetização consiste no processo de transformar algo em dinheiro. Na internet, praticamente todos os sites que geram conteúdo monetizam, ou seja, geram dinheiro de alguma forma, seja por meio de propagandas, com a venda de informações, produtos ou serviços, redirecionamentos, etc. Mas uma grande pergunta, comum para as empresas que desejam investir no marketing digital, é a seguinte: como monetizar as redes sociais?
Para uma correta monetização de redes sociais, é fundamental a construção de um perfil edificante, com informações e, principalmente, conteúdos relevantes e de qualidade, segmentados de modo correto para o público-alvo a ser atingido, definido em etapas anteriores, durante o processo de construção de marca, pesquisa de nicho, etc. Seja com o intuito de vender produtos, serviços, informações ou apenas se tornar um influenciador digital, a criação de uma presença digital sólida é o primeiro passo para iniciar a monetização nas redes sociais. Em síntese: é fundamental construir uma audiência e ganhar autoridade no nicho escolhido.
Redes sociais como o Facebook e o Instagram oferecem espaços próprios, dentro de suas plataformas, que são chamadosde lojas, em que é possível anunciar produtos e serviços, bem como estabelecer relações de compra com os usuários. Atualmente, para o perfil de uma marca ter um loja dentro do Instagram, é necessário ter uma loja virtual integrada ao aplicativo para o usuário conseguir finalizar a compra e realizar o pagamento. E esta é uma eficiente forma de se estabelecer vendas nas redes sociais.